Nome: Mentirosos
Gênero: romance, mistério, drama
Data de publicação: 2014
Autor: E. Lockhart
“Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha particular.
Talvez isso seja tudo o que você precisa saber a nosso respeito.”
Cadence é a neta primogênita da respeitada, porém decadente, família Sinclair. Vivendo de aparências e tradições, todos os anos o patriarca reúne as três filhas e seus netos para o verão em sua ilha particular – um momento de descanso, mas também de pequenos conflitos familiares.
Junto com seus queridos primos, Johnny e Mirren, e o amado amigo Gate, Cadece forma um grupo autodenominado Mentirosos e aproveita ao máximo cada minuto daqueles dias preciosos. Com a energia do primo, a doçura da prima e a inteligência do amigo de família mais humilde, todos os verões tornam-se especiais, algo pelo que passar o resto do ano esperando.
A história começa contando sobre o acidente que Cadece sofrera no verão dos 15, porém é um acidente no qual ela não se lembra e ninguém conta pra ela o que aconteceu, ela em busca de resposta manda e-mails para os mentirosos mas ninguém responde. Cadece voltou para a ilha no verão dos 17, a fim de reencontrar a todos e entender o que aconteceu e saber porque Gate não se importava mais com ela, sendo que, no verão dos 15 eles tiveram um romance. Será que Cadece vai descobrir tudo o que quer?
A verdade é que essa é mais uma história que poderia passar despercebida, um recorte de uma vida familiar levemente conturbada, mas não necessariamente diferente de muitas outras. Mas E. Lockhart transforma seu livro em um mistério dramático extremamente envolvente e bem amarrado, e a narradora consegue nos dar uma visão geral de toda a família, suas características e problemas, mesmo que ela esteja contando a própria história.